O trauma na psicanálise

O trauma na psicanálise - Fabio Rocha


Este trabalho visa aprofundar o conceito de trauma, considerando a origem da palavra e seu uso popular e nas áreas médicas (trauma físico), comparando-o com o conceito de trauma psíquico que surgiu com a psicanálise.


No livro “Vocabulário de Psicanálise”, Laplange e Pontalis apontam que os termos “trauma” e “traumatismo” são palavras que se originam no grego “tpuota”, ferida e são termos muito usados na medicina e cirurgia, ligados a três conceitos: ruptura (efração), choque violento e consequências sobre o conjunto da organização. Para a medicina, sempre se tratou de trauma físico. Mas Freud transpôs seus três significados para o plano psíquico.

 

Laplange e Pontalis definem trauma (psíquico) como “acontecimento da vida do sujeito que se define pela sua intensidade, pela incapacidade em que se encontra o sujeito de reagir a ele de forma adequada, pelo transtorno e pelos efeitos patogênicos duradouros que provoca na organização psíquica. Em termos econômicos, o traumatismo caracteriza-se por um afluxo de excitações que é excessivo em relação à tolerância do sujeito e à sua capacidade de dominar e de elaborar psiquicamente estas excitações.” Ou seja, para a psicanálise, o ponto principal característico do trauma passa a ser o excesso. Sua demasia baila com a incapacidade psíquica no momento em que ocorre e pode produzir a posteriori uma neurose traumática ou um sintoma. O trauma desestabiliza a economia psíquica e pode produzir sintomas psíquicos ou até mesmo físicos (como nos casos de histeria da época de Freud ou atualmente, por exemplo, nas crianças com a síndrome da resignação).


Podemos lembrar dos traumas ou não. Este é um dos grandes objetivos de uma análise: tornar consciente aquilo que negamos ou evitamos (e, assim sendo, está inconsciente) dada a dor ocasionada pela situação vivenciada ou pela sua lembrança. Distorcemos com fantasias ou esquecemos totalmente o fato traumático (enterrando no inconsciente - o recalque), dependendo de nossa tolerância com o evento. O excesso psíquico (os afetos penosos) que não suportamos ou distorcemos com fantasias na memória ou esquecemos (recalcamos). Só conseguimos lembrar com exatidão e precisão aquilo que conseguimos suportar, do ponto de vista da catexia (energia psíquica na relação com o objeto - no caso, o trauma). 


A maioria dos nossos comportamentos conscientes são para evitar que olhemos para nossos traumas. A resistência na análise nos impele a manter oculto nosso conteúdo inconsciente. E os traumas recalcados são os que produzem sintomas (o retorno do recalcado). Uma análise nos aproxima desses conteúdos – até onde conseguirmos suportar (considerando também outros fatores tais quais pulsão, libido, conflito psíquico etc.). Pouco a pouco, as lembranças traumáticas vão emergindo e sendo trabalhadas. Ao “olhar para elas”, mudamos nossa relação com elas próprias e nossas fantasias sobre elas e os sintomas diminuem. Assim foi com as histéricas, na origem da psicanálise e o processo se repete até hoje nas sessões onde ocorre a verdadeira psicanálise, a “cura pela fala”, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.